Avançar para o conteúdo principal

Viana investe 20 milhões de euros em 30 projetos até final de 2020

Viana do Castelo
Segundo anunciou ontem o presidente da Câmara de Viana do Castelo, até final do ano de 2020 vão ser investidos 20 milhões de euros em 30 projetos de reabilitação do espaço público e de equipamentos degradados em quatro áreas da cidade (Centro Histórico, Frente Ribeirinha, Cidade Poente e Darque). Sendo que cerca de 16 milhões de euros são garantidos pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), três milhões de euros a contribuição do Município e um milhão de euros destina-se a investimento privado.
Fazem parte destes projetos, as seguintes intervenções:

REABILITAÇÃO URBANA 
1. Requalificação do espaço público no Centro Histórico de Darque
2. Requalificação do espaço público da Areia (Darque)
3. Requalificação da Rua Cidade de Riom
4. Requalificação da Rua Sport Clube Vianense
5. Requalificação da envolvente ao Campo da Agonia
6. Requalificação da envolvente ao Náutico
7. Requalificação da envolvente do Jardim D. Fernando
8. Requalificação da Rua de Santiago 
9. Reabilitação e refuncionalização da Praça de Viana

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 
10. Rede Urbana de Ciclovias
11. Interface rodoferroviário de Darque (Areia)
12. Corredor verde - Requalificação do espaço público Quinta da Bouça
13. Requalificação da Frente Ribeirinha Poente
14. Rua de Olivença
15. Largo Mestre César
16. Largo de Santa Catarina
17. Rua dos Rubins
18. Rua do Anjinho
19. Rua da Bandeira

COMUNIDADES DESFAVORECIDAS 
20. Reabilitação do Bairro Social de Darque (IHRU) e requalificação do espaço público envolvente
21. Reabilitação do Bairro Social da Meadela (IHRU) e requalificação do espaço público envolvente
22. Reabilitação do Bairro Social da Escola Técnica (IHRU) e requalificação do espaço público envolvente
23. Reabilitação da Casa dos Rapazes
24. Reabilitação da Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD)
25. Requalificação do espaço público na envolvente do edificado (Areia)
26. Reabilitação da Habitação de Reintegração da Rua Luís Jácome
27. Equipamento coletivo Espaço de Memória, Tradição e Imagem
28. Requalificação do edifício do Hospital Velho - Albergue / Espaço Intergeracional
29. Equipamento coletivo Areosa
30. Reabilitação da Habitação Social na Avenida do Atlântico e requalificação do espaço público envolvente

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Bom domingo!

Convite a sentar. O calor convida à praia, mas também a… outras tarefas. Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para este domingo está prevista uma temperatura máxima de 25° em Viana do Castelo.

Maior Romaria de Portugal já tem programa

A maior romaria portuguesa apresenta esta quarta-feira o programa oficial de 2024, com nove dias de festa dedicada à Senhora d’Agonia. A edição deste ano da Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 14 a 22 de agosto, tendo como novidades do programa, a realização do tradicional Desfile da Mordomia, que em 2023 juntou mais de 900 mulheres pelas ruas de Viana do Castelo, no dia 15 de agosto, feriado. Este é um dos quadros mais procurados, na participação e no público para assistir. Pode consultar o programa oficial AQUI .

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma